Trocando o óleo do Carro

Trocando o óleo do Carro

Trocando o óleo do CarroVerificando o nível do óleo

 

Nem sempre é necessário trocar todo o óleo de seu carro. Às vezes, você só precisa  completar o óleo para manter o seu carro funcionando sem problemas. Quando precisar trocar o óleo, você pode fazer isso sozinho – não demora muito e é fácil com as ferramentas certas. Se preferir, entre em contato com seu mecânico ou posto de serviços e eles farão isso por você.

Como trocar o óleo você mesmo

Trocar o óleo do seu carro é uma tarefa mais fácil do que parece e também pode fazer você economizar dinheiro a longo prazo. Não deve levar mais do que 45 minutos – apenas tenha certeza de seguir as instruções específicas e de segurança da montadora.

Primeiro, escolha o óleo ideal para o seu carro da linha Shell Helix; para isso, clique aqui ou use nossa ferramenta Shell LubeMatch, aqui. Em seguida, verifique se você tem as ferramentas necessárias.

Você precisará de:

  • Óleo para motores de carros Shell Helix (4 ou 5 litros – verifique no manual do proprietário)
  • Novo filtro de óleo – verifique no manual do proprietário
  • Óculos de segurança e luvas de borracha
  • Recipiente plástico e funil
  • Macaco e suporte do macaco
  • Chave de caixa do bujão do cárter
  • Toalhas de papel e um pano ou estopa
  • Chave para filtro de óleo

O que você precisa fazer:

1. Prepare seu carro

O carro deve estar em superfície plana, com o freio de mão acionado e o motor desligado; deixe o óleo esfriar por alguns minutos. Se precisar de espaço sob o carro, erga-o com o macaco e use o suporte do macaco para ampará-lo. O macaco sem suporte é geralmente muito instável – nunca vá para debaixo do seu carro sem usar o suporte do macaco. Também é possível colocar algo sob o motor para impedir que o óleo derrame no chão.

2. Abra a tampa do cárter de óleo
Localize a tampa do cárter de óleo (consulte o manual para localizá-la) e desatarraxe-a para abri-la. Isso é muito importante, pois o vácuo não deixará o óleo escoar.

3. Localize o bujão do cárter do óleo
Posicione-se sob o carro e localize o bujão do cárter do óleo. Esse bujão é um parafuso isolado na parte inferior do cárter do motor.

4. Posicione o recipiente
Escolha um recipiente que seja grande o bastante para comportar o óleo sob o o bujão do cárter do óleo e desatarraxe a tampa, tomando cuidado para não deixá-la cair no recipiente. Não deixe o óleo entrar em contato direto com a sua pele – ele pode estar extremamente quente.

5. Escoe o óleo
Aguarde até que o óleo seja completamente escoado. Isso pode levar vários minutos.

6. Localize o filtro de óleo
Localize o filtro de óleo antigo com a ajuda do manual do proprietário do seu carro. Ele deve ser idêntico ao que você irá usar para substituí-lo.

7. Remova o filtro de óleo antigo

Gire a chave de remoção do filtro no sentido anti-horário para soltá-lo. O filtro provavelmente estará cheio de óleo, portanto tome cuidado para não derramar.

8. Prepare o novo filtro

Limpe a área de vedação do bloco do motor e unte levemente a junta de vedação do filtro novo com o óleo limpo.

9. Instale o novo filtro
Coloque manualmente o novo filtro no cabeçote até a junta de vedação encostar no cabeçote, tomando cuidado para não apertar muito. Atarraxe-o novamente no bujão do cárter e termine de apertá-lo com a chave do filtro.

10. Encha o cárter de óleo
Usando um funil, encha o cárter do motor com Shell Helix, evitando derramamentos. Meça o nível de óleo com a vareta de nível a cada dois litros de óleo colocado no motor.

11. Verifique se o nível está correto
Quanto tiver atingido o nível correto, recoloque a tampa do cárter de óleo. Ligue o motor e deixe-o ligado por 10 minutos; depois desligue-o. Verifique o nível do óleo com a vareta de nível outra vez – se o nível estiver baixo, acrescente mais óleo.

12. Limpe tudo
Limpe todos os vestígios de óleo derramado no motor e veja se há algum vazamento no bujão do cárter.

13. Descarte corretamente o óleo e o filtro substituídos
Óleo usado é altamente tóxico e não deve jamais ser descartado juntamente com lixo doméstico. É crime despejar óleo usado na rede de esgoto. Coloque o óleo usado em um recipiente fechado e marque-o com um rótulo. Leve o recipiente até uma oficina mecânica, representante autorizado ou centro de reciclagem. A maioria desses locais irá aceitar óleo usado gratuitamente.

Fonte: Shell

 

Sobre o Autor

Marco Aurélio administrator

error: Content is protected !!