Seguro de Carro – Algumas dúvidas

Seguro de Carro – Algumas dúvidas

Seguro de Carro – Algumas dúvidas 
Automóvel

Como é determinado o principal condutor de um veículo?
O principal condutor é aquele que conduz o veículo em  85% do tempo ou então, quando existem mais de um condutor com tempo de utilização igual,  o condutor mais jovem será o principal condutor para efeito de seguro.

Devo mencionar outros condutores em minha solicitação de cálculo de seguro?
Sim. É importante informar todos os principais condutores do veículo segurado, mesmo que não o utilizem tanto quanto o primeiro condutor.

Como calcular o tempo de habilitação?
O número de anos completos que o condutor especificado possui a carteira de motorista. No caso de condutores cujo tempo de habilitação for igual ou inferior a 12 meses, deve-se considerar o período de 1 ano.

Quando um veículo é utilizado para usos diversos?
Quando o veículo é utilizado como meio de transporte genérico. Ex: locomoção para escola, lazer compras e outros.

O que caracteriza o uso do veículo no exercício do trabalho?
A utilização do veículo como ferramenta de trabalho. Podemos citar como exemplo os representantes comerciais, os vendedores e os prestadores de serviços e sempre nos casos que o veículo é utilizado em visitas a clientes e fornecedores no exercício da atividade profissional.

Como defino corretamente se existe ou não outro veículo no domicílio?
Você deve considerar outros veículos de propriedade do segurado ou de membros da família que residam com o segurado.

Quando afirmar que o veículo é guardado na garagem durante o dia e noite?
Somente quando o veículo estiver em garagem protegida ou com vigilância permanente, mesmo que não fique fisicamente ligada à residência ou ao local de trabalho. Por exemplo, se seu veículo é guardado durante a noite na garagem do edifício vizinho ou no estacionamento do posto de gasolina que tem vigilância 24 horas.

O que caracteriza viagens com o veículo mais de 2 vezes ao mês?
Refere-se a viagens constantes durante o mês.

– Coberturas:

Preciso saber o valor exato do meu veículo na contratação do seguro?
Quando da  contratação do seguro auto, utiliza-se como referência a tabela FIPE, vigente na data da contratação para determinar o valor do veículo  Se a opção de contratação for o Valor Determinado, será necessário indicar o valor de mercado do veículo a ser segurado, de acordo com as marcas, modelo, ano, opcionais e procedência.

O que é Valor Determinado?
Garantia que oferece, em caso de indenização integral o valor estipulado no ato da contratação, pelo segurado, e aceito pela seguradora.

O que são opcionais?
Entendem-se como opcionais os condicionadores de ar, air-bags , bancos de couro, vidro elétrico, direção hidráulica, câmbio automático, freios ABS, entre outros acessórios que não façam parte integrante do modelo original do veículo, ou seja quando um determinado modelo de carro é fabricado e disponibilizado no mercado com acessórios que façam parte integrante deste modelo, não haverá a necessidade de discrimina-lo na apólice de seguro.

Fui responsável por uma colisão e danifiquei outro veículo. Existe alguma garantia que cubra o pagamento de indenização a terceiros?
Sim. Caso você tenha contratada junto com a apólice de seguro do carro, pois trata-se de cobertura adicional; a Garantia de Responsabilidade Civil Facultativa RCF-V, garante indenização, caso o veículo segurado seja o responsável por danos materiais ou corporais causados a terceiros. O Valor da indenização está condicionado ao limite máximo de indenização contratado para esta garantia.
Não se preocupe com chuvas e enchentes. Com o Seguro de Auto você tem cobertura para os danos causados ao seu veículo decorrentes de alagamento ou inundação.

Não existe carro á prova de fogo. Com o Seguro de Auto você tem cobertura para reparar o seu veículo sem franquia ou receber sua indenização nos casos de indenização integral.

O Seguro de Auto garante o pagamento de sua indenização no caso de roubo ou furto do seu veículo. Caso o veículo seja recuperado e ainda tenha condições de conserto, será cobrada a franquia.

O que a garantia de Responsabilidade Civil oferece?
Se o seu veículo tiver a Garantia de Responsabilidade Civil, em caso de acidente, seu bolso estará protegido contra:

Danos Materiais (DM) causados a terceiros, como colisão com carros, motos, bicicletas, postes, muros, entre outros, até o limite máximo de indenização contratado.

Danos Corporais (DC) que tenham sido causados a terceiros, como no caso de passageiros de outros veículos e pedestres, até o limite máximo de indenização contratado.

Pagamento das custas judiciais e honorários de advogado, contratado de comum acordo com a Seguradora, nos processos civis em que o segurado seja arrolado por um acidente envolvendo terceiros.

O que é bônus?
É um desconto concedido a cada renovação de seguro anual, sem indenização por sinistro.

No caso de não ter havido sinistro durante a vigência da apólice anterior, seu bônus terá um acréscimo de 5%, podendo chegar até 40%, no máximo. (dependendo da seguradora).


O que é franquia?
Quando o veículo segurado sofre danos parciais e a seguradora é acionada para o seu reparo, o segurado tem que participar, obrigatoriamente, com um valor fixo, impresso na apólice do seguro, independente do custo do reparo, que corresponde à franquia.

Ao utilizar a garantia de Responsabilidade Civil, tenho que pagar franquia para cobrir os danos causados a terceiros?
Não. O pagamento da franquia só é necessário para cobrir danos causados ao veículo segurado. Ao utilizar a garantia contra terceiros você não precisa pagar franquia.

Meu carro sofreu um sinistro e a vistoria atestou indenização integral. Neste caso, eu tenho que pagar franquia?
Não. Você só paga franquia em caso de perda parcial do veículo segurado.

Quais as formas de pagamento ? Você pode pagar à vista ou em até 12 parcelas (dependendo da seguradora).

Qual o prazo para recebimento da indenização?
Em caso de indenização integral, a indenização será paga ao segurado, no prazo mínimo de 5 dias úteis e máximos de 30 dias corridos, contados a partir da data de apresentação de todos os documentos necessários sem nenhuma pendência.

Em que situação o acidente ocorrido com meu veículo é considerado indenização integral?
Quando os prejuízos ultrapassarem 75% do valor médio de mercado, nos seguros com valor médio de tabela, ou do Valor Determinado.

Como é definido o valor da indenização em casos de indenização integral do veículo?
O valor da indenização é definido pelo valor de mercado do veículo segurado na tabela FIPE do mês vigente da data de indenização. apurado através de publicações na tabela vigente. Nos seguros com Valor Determinado, em caso de indenização integral, você terá garantido o pagamento do valor determinado no momento da contratação.

O que é sinistro?
Sinistro é a ocorrência de prejuízo ou dano (incêndio, acidente, naufrágio, alagamento, roubo e/ ou furto e etc.) em algum bem sobre o qual se fez seguro.

Sobre o Autor

Marco Aurélio administrator

error: Content is protected !!