Piracicaba começa a notificar donos

Piracicaba começa a notificar donos

Piracicaba começa a notificar donos
de 40 carros abandonados nas ruas

Semuttran estima que nº de veículos nestas condições seja 5 vezes maior.
Proprietários têm 10 dias para evitar guinchamento para pátio da Ciretran.

Prefeitura de Piracicaba (SP) começou a notificar nesta semana 40 proprietários de veículos abandonados nas vias públicas. Eles terão um prazo de 10 dias para retirar os carros e motos das ruas. Ao fim do período, equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) vão vistoriar a cidade e realizar a remoção dos automóveis para o pátio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A administração informou que esse tipo de ação será contínua e que atualmente há 200 carros ou carcaças nessas condições.

O processo de notificação é baseado em uma lei municipal. De acordo com o texto, “o veículo que estiver estacionado nas vias ou logradouros públicos por prazo superior a 30 dias” está sujeito a guincho, caso apresente condições como falta de vidros, pneus ou rodas, fuselagem enferrujada e falta de emplacamento e motor, entre outros. Começamos a notificar 40 pessoas via correio na segunda-feira (22). Ao fim do período, na semana que vem, nossos agentes vão vistoriar os casos mapeados. Setenta por cento deles estão na periferia. Quem não fizer a retirada terá o veículo recolhido. Peço que a população nos ajude e denuncie os casos de abandono”, disse o titular da Semuttran, Jorge Akira.

Denúncias
As denúncias podem ser feitas pelos números 156 ou 3401-1111. Akira destacou ainda que, além dos itens citados na lei, os veículos abandonados representam risco à saúde pública, pois servem de criadouro para o mosquito transmissor da dengue.

A partir do momento que o automóvel é guinchado, o proprietário fica responsável pelo pagamento da taxa de remoção, fixada em R$ 220, e pela diária no pátio, que custa R$ 22. Veículos que permanecerem no local por um tempo superior a 90 dias poderão ser leiloados.

A lei também autoriza a remoção imediata dos carros caso não seja possível a identificação do veículo ou a localização do proprietário. A ação da Semuttran conta com o apoio da Ciretran e da Polícia Militar.

Carro abandonado em rua de Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)Pneus furados e falta de retrovisar caracterizam abandono do veículo (Foto: Leon Botão/G1)

Sobre o Autor

Marco Aurélio administrator

error: Content is protected !!