Os efeitos nocivos da maresia no seu veículo

Os efeitos nocivos da maresia no seu veículo

Os efeitos nocivos da maresia no seu veículo

Não há nada melhor do que sair de férias e levar a família e os amigos para passear nas praias do litoral brasileiro. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados com o veículo antes e depois da viagem: a maresia, a areia e os congestionamentos nas estradas podem causar sérios estragos no carro.

De acordo com Pedro Luiz Scopino, responsável técnico da Auto Mecânica Scopino, um dos malefícios da maresia é a corrosão dos componentes de metal que não estão protegidos. “Bandejas, parafusos da suspensão, peças do sistema de freios e cabos que não estejam cobertos podem ter sua superfície comprometida pela ação do sal. Até mesmo a pintura do veículo sofre uma ação forte da maresia, que a deixa opaca e sem brilho”, explica Scopino.

Eric Zamignan Pabon, gerente administrativo da assistência técnica Auto K, recomenda a manutenção logo após o retorno do litoral. “A infiltração de água, sal e areia pode provocar danos ao veículo. As peças que mais sofrem são as que integram a carroceria. A ferrugem e a corrosão costumam aparecer nos espaços entre as borrachas, nas maçanetas, nos frisos do teto e nas portas, locais onde estas substâncias se depositam com mais frequência”, esclarece.

Outros itens do veículo que merecem atenção são: o sistema elétrico, a caixa de direção e os amortecedores. “Os conectores do sistema de injeção eletrônica e da bateria podem sofrer oxidação, provocando falhas no funcionamento do motor. No caso dos amortecedores, se os resíduos de areia chegarem a romper as coifas, podem comprometer o desempenho da suspensão do veículo”, afirma Pabon.

Para conter os estragos, Pabon e Scopino sugerem algumas medidas:

– Realizar a higienização completa do veículo, incluindo o motor e suas partes internas, é fundamental para mantê-lo em ordem e evitar a sua deterioração;

– Fazer revisão periódica do veículo e o enceramento a cada três meses para aumentar a proteção da lataria. Os processos de polimento e espelhamento também são indicados;

– Realizar check-up com um mecânico de confiança para verificação das peças de proteção como tampões, coifas e borrachas; e

– Lubrificar sistemas de suspensão e transmissão com graxa.

Engarrafamentos

O sal e a areia não são os únicos inimigos dos automóveis. Os congestionamentos nas estradas também podem danificar algumas partes do carro. Antes de viajar, Pabon aconselha checar diversos itens do carro: o sistema de arrefecimento do motor, o nível da água, as mangueiras, a válvula termostática, o sensor de temperatura, o nível de óleo, além do fluido de freio e embreagem.

“Podemos ter problemas de alto consumo de combustível e falhas no sistema de arrefecimento (troca de calor) do motor. Isso pode causar um superaquecimento do veículo ou até a parada do motor. Nestes casos, a manutenção preventiva é a melhor saída”, adverte Scopino. “Também pode ocorrer queima da junta do cabeçote, travamento do motor, falta de embreagem e freio, com a possibilidade de causar acidentes fatais”, completa Pabon.

 

Bradesco Seguros

A vida é um grande espetáculo e para protagoniza-lo com dignidade precisamos nos sentir protegidos. E esta proteção começa individualmente, passando pela nossa própria vida, nossa saúde, nosso futuro, nossa família e nosso patrimônio para que possamos viver intensamente cada ciclo da vida. Por isso, a proteção passa a ser a grande necessidade das pessoas neste século, marcado por acontecimentos imprevisíveis.  E proteger as pessoas e seus patrimônios é justamente a missão da maior seguradora do Brasil: a Bradesco Seguros.

Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.

Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.

A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.

Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras

Sobre o Autor

Marco Aurélio administrator

error: Content is protected !!