Clientes à procura do 1º carro são os que mais pesquisam
Usam em média três fontes de informação e levam em conta economia
REDAÇÃO AB

Os compradores do primeiro veículo também são mais propensos a confiar em amigos e parentes (61%) para fornecer-lhes informações sobre marcas e veículos do que os compradores que já possuem um veículo (45%). Apesar da diferença, amigos e parentes são uma fonte importante para todos os compradores, mostrando que a satisfação dos clientes é essencial para recomendação.
Os compradores sem experiência são, em media, sete anos mais jovens (32 anos) do que os clientes que compraram um veículo adicional ou substituto, com cerca de 39 anos. Na primeira compra, a maior parte procura compactos de entrada (39%). Há também demanda por subcompactos (27%) e compactos superiores (10%).
Este novo público escolhe o modelo baseado em questões econômicas. É mais propenso a se preocupar com o consumo de combustível – 51% contra 37% dos que já tinham carro antes -, baixo custo de manutenção – 46% versus 35% – e preço e crédito – 42% contra 32%.
A escolha da concessionária não é muito diferente para quem está comprando o primeiro ou o segundo veículo. Ambos os grupos apontam como fatores decisivos: bom atendimento, preço mais baixo e disponibilidade do modelo desejado.
Por não terem base de comparação, os clientes sem experiência se dizem mais satisfeitos com o processo de compra. Em escala de 100 a 1.000, 772 ficaram satisfeitos com o atendimento. Já entre os compradores que já tiveram um carro esse índice cai para 752 pontos.
Fonte: Sales Satisfaction Index (SSI) StudySM Brasil 2014 da J.D.Power/.automotivebusiness.com.br/noticia/20579/clientes-a-procura-do-1o-carro-sao-os-que-mais-pesquisam
Sobre o Autor